O projeto de etnoastronomia proposto pelo Clube de Física e Astronomia tem como objetivo ampliar a percepção dos estudantes sobre a diversidade do conhecimento astronômico e histórico. A valorização de diferentes tradições científicas contribui para um ensino mais inclusivo, promovendo o respeito à diversidade cultural e incentivando uma visão mais abrangente da ciência. Ao integrar história, cultura e ciência, a etnoastronomia se torna uma ferramenta poderosa para a formação de cidadãos críticos e conscientes da pluralidade do conhecimento humano.
Nesse mesmo espírito de formação cidadã e crítica, o projeto se articula com outras iniciativas educativas transformadoras, como o SIGIG – Simulação Geopolítica Interna do IFES Guarapari. Essa simulação, inspirada nos moldes das Nações Unidas, proporciona aos estudantes a oportunidade de representar diferentes nações em assembleias e comitês, discutindo temas geopolíticos relevantes e desenvolvendo habilidades como oratória, negociação e pensamento crítico.

Mais do que um instrumento de combate ao preconceito e ao racismo, o projeto de etnoastronomia amplia o horizonte de reflexão ao nos conduzir ao debate sobre políticas públicas, equidade social e reconhecimento da multiplicidade de saberes. Ao resgatar cosmovisões historicamente marginalizadas, esse projeto convida à construção de uma ciência mais democrática, comprometida com os direitos humanos e com uma educação voltada à justiça social.
Aproveitamos para agradecer à equipe do SIGIG pela palestra inspiradora e pela parceria com o Clube de Física e Astronomia. Iniciativas como essa fortalecem o compromisso com uma educação transformadora, crítica e engajada com os grandes desafios do nosso tempo.